terça-feira, 28 de outubro de 2014

Transformando objetivos distantes em pequenas metas mais palpáveis.

     Grande parte da minha dificuldade e das frequentes desistências eram por conta dos objetivos muito distantes, por isso os avanços são mais difíceis de serem percebidos, sem avanços a motivação fica mais difícil e a desistência acaba chegando.

     Com o tempo, comecei a perceber que dividir seus objetivos em pequenas partes, mais fáceis de serem realizadas torna todo o processo mais fácil e os avanços chegam todo o dia.
     No mundo corporativo, na parte de planejamento pessoal, é muito comum a utilização de objetivos SMART, specific, measurable, achievable, result oriented e time related,  (específicos, mensuráveis, realizáveis, orientados para os resultados e com previsão de tempo).

- específicos: objetivos não devem ser muito abrangentes, normalmente as pessoas acabam se perdendo no meio do caminho nesses casos.

- mensuráveis: é necessário que os objetivos sejam mensurados, para ao final de cada semana/mês você possa ver o quanto avançou.

- realizáveis: eles devem ser na medida do possível próximos, reais e claros, pois a frustração normalmente gera desmotivação.

- orientação para os resultados: as mudanças devem ser inteligentes, as ações e tarefas devem ter foco, quando realizadas serão fonte de determinação.


- previsão de tempo: sem prazos os objetivos ficam mais difíceis de serem realizados, dividir os objetivos em pequenas metas a serem alcançadas no final de cada mês/semana torna tudo bem mais fácil.

Nois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário